segunda-feira, julho 24, 2017

Ensaio Fotográfico - Na Visão "Deles"

. .
É meu sonho fazer o Ensaio, mas meu marido não quer/me proibiu.

Hoje resolvi escrever esse post  porque é muito comum minhas clientes deixarem de fazer o ensaio fotográfico por não conseguirem 'autorização' dos seus parceiros. Sim... Isso é muito comum e principalmente deixa-nos ainda mais tristes quando a intenção era presenteá-los com o ensaio. Eu mesma já tive um parceiro que pensava assim.
Ao longo dos anos nesse ramo da fotografia, já vivenciei vários episódios. Tive namorados, noivos e maridos que presentearam suas amadas, em comum, sempre o mesmo argumento: quero que ela se veja como eu a vejo - e acreditem: foi uma experiência única (para elas e para eles).
Já tive clientes que foram induzidas por eles, do tipo: "olha que trabalho lindo, siga essa página". E com a dica 'anotada', elas corriam pro estúdio para presentear em alguma data especial. Já recebi depoimentos de maridos que me deixaram totalmente emocionada.
Muitas vezes também, depois de conversar com a cliente, elas me perguntavam se eu me importaria de receber o marido em outra ocasião e falar para eles sobre a 'importância' do ensaio e acreditem, essa 'conversa' é única. Ao conversar com os maridos, é possível entender mais do universo masculino e principalmente contar sobre o nosso, todos ganhamos e ao final, nunca nenhum se opôs ao ensaio, na realidade, vários disseram 'agora entender' e até deram o ensaio pras esposas (comprado ainda o book pra ela e a revista pra ele), aguardando ansiosamente o dia das fotos e auxiliando no momento da pesquisa. É gratificante.
Quando o ensaio é totalmente surpresa, minhas clientes já relataram uma espécie de amor incondicional depois. Marido que chorou, que levou café na cama, que folheava a revista repetidas vezes com sorriso bobo, ensaio que 'salvou casamento', marido dizendo pros amigos que tinha uma 'capa da playboy' em casa, maridos que começaram a zelar mais. Nossa... Como é bom relembrar dos vários relatos que já recebi até agora, sempre peço pras clientes me contarem o 'como foi', afinal, me sinto parte desse processo.
Já recebi feedbacks  negativos também. Já teve marido que se sentiu enganado, pois no dia das fotos a cliente disse que estava no médico  e rejeitou a revista, já teve aquele que virou a cara e depois de folhear não disse nada, já teve cliente super empolgada que disse que o marido acabou com toda a alegria dela ao dizer que 'ficou bom, mas você deveria ter ousado mais'...
No entanto, percebam que até agora eu comentei deles, do que eles acharam ao participarem ou já receberem  o 'tal presente'. A intenção agora é falar sobre aqueles que proíbem a iniciativa, brigam e até ofendem (sim meninas... isso acontece e muito).
Bom... Se tem uma coisa que aprendi ouvindo os homens é que, definitivamente, nós não pensamos iguais. Quando comecei com esse trabalho, eu achava absurdo um homem não se senti lisonjeado com o nosso esforço de presenteá-lo com fotos que nos custavam tanto. Quando comentava isso com meu namorado, ele inclusive me dizia que 'isso era uma coisa que a gente fazia pra gente mesmo', eu não concordava e dizia ser totalmente injusta aquela colocação, sorte a minha que fui amadurecendo e compreendi o que ele na sabia bem explicar. Antes o meu trabalho era realmente muito voltado ao "Presenteie", hoje meu principal termo é "Presenteie-se" e como isso muda tudo. Aceitar que podemos e devemos fazer as coisa por nós mesmas é libertador. Inclusive, não ficamos dependendo do elogio alheio, não geramos expectativas.
HOMENS por favor entendam que, realmente quando falamos da nossa vontade em fazer 'esse tipo de fotos', gostaríamos que vocês se sentissem presenteados, mas realmente vocês nunca entenderão o que realmente está por trás dessa vontade. Por mais que ouçamos seus elogios e que vocês argumentem que somos lindas e que vocês já nos vêm todos os dias e que 'não precisamos de um ensaio para mostrar isso', é importante para nós. Autoestima tem um conceito muito próprio e talvez tudo o que queiramos é também perceber todos os elogios que vocês nos dizem por nós mesmas. Realmente muitas vezes, nós mulheres que estamos tão acostumadas a cedermos e nos doarmos em prol de vocês, dos filhos, família, profissão etc e etc, temos a dificuldade em fazermos algo por nós mesmas sem nos sentirmos culpadas. A intenção não é sermos taxadas de ousadas demais, que vamos mostrar pra todo mundo ou tantas outras coisas sem lógica que podem surgir no seu pensamento. Talvez seja mesmo só a nossa vontade nos sentirmos fortes, empoderadas, bonitas, dar um upgrade na autoestima, registrar esse momento, fase, idade. Guardar de recordação. Realmente vocês não entenderão os nossos motivos, mas é importante o apoio.
Hoje eu nunca falo para uma cliente inventar histórias sobre o ensaio, se no dia ficar difícil justificar as horas de ausência o meu conselho é "diga que está preparando uma surpresa", nada como a verdade gente! E realmente sinta que seu ensaio, antes de qualquer coisa, é para você mesma. Curta e aceite essa ideia. Não importam os motivos que justifiquem fazê-lo, desde que você aceite a ideia de que, primeiro, é para você.

Eu terei prazer em atender cada uma, ouvir e conversar quantas vocês forem necessárias antes de você marcar a data. Tenho clientes que 'namoram' a ideia por mais de ano, não tenhamos pressa, tudo acontece em seu exato momento. E se você quiser que o parceiro participe do seu sonho, conversaremos todos juntos também, tenho certeza que se ele não sair convencido, no mínimo, respeitará a sua vontade. Afinal, relacionar-se é antes de tudo, respeitar a singularidade do outro.

Qualquer dúvida, estou a disposição.

Ótimo dia,


Olinda Mendanha.


2 comentários:

  1. Olinda eu amei o meu ensaio!!!! Ainda quero fazer outro!!! Eu me presentei com o álbum, pois meu marido era contra e quando eu mostrei ele simplesmente olhou e não falou nada! Mas como eu fiz pra MIM a reação dele não teve importância! Mas ele morre de ciúmes qnd eu pego o álbum para mostrar pra alguém kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Ariana... Realmente é maravilhoso quando fazemos algo pra gente e sem a 'obrigação do outro elogiar', tudo fica mais fácil e não condicionamos tanto a nossa felicidade ao outro... Realmente o mais importante é o respeito... E não tenho úvidas que role um ciuminho, seu ensaio ficou lindo :) .

      Excluir

"Fotografar é colocar numa mesma mira a cabeça, os olhos e o coração."



Seguidores

 
Olinda Mendanha - Todos os Direitos Reservados - Layout por Juliana Fonseca